As pesquisas erram?

As pesquisas não são profecias, mas um retrato do momento em que elas são feitas. Por isso, é importante escolher um instituto de credibilidade e realizar mais de uma pesquisa para entender as escolhas do eleitorado.

Todo mundo já viu acontecer a diferença entre o que as pesquisas mostraram e os resultados finais das urnas. A pesquisa errou? As pesquisas bem feitas trazem resultados com pouquíssima margem de erros, para menos ou para mais.

O que pode acontecer é que, após a sua divulgação, ocorram fatos que contribuam para a mudança do comportamento dos eleitores.

Na guerra entre os candidatos, muitas fake news (notícias falsas) são jogadas nas redes sociais, mudando as escolhas nas urnas. Após sair a pesquisa, pode surgir o famoso terrorismo eleitoral, como a pressão de grupos empresariais e políticos, fazendo com que o eleitor entrevistado a modifique o seu voto.

Além desses, a divulgação de escândalos de última hora e ações ilegais, como compra de votos e boca de urna, também interferem nos resultados.

O Instituto Publi.QC atua com a verdade dos fatos, com a velocidade na divulgação dos resultados e métodos que certificam a veracidade das informações coletadas na abordagem dos entrevistados, mostrando a realidade do momento apurado.

As pesquisas são fundamentais para entender as necessidades do eleitor e o que eles pensam sobre os candidatos apresentados. O que nenhum instituto pode garantir é que após a publicação dos resultados da pesquisa, sejam realizadas ações, muitas vezes criminosas, que fazem as urnas virarem de ponta cabeça.

Por: Redação

João Costa é jornalista, assessor de imprensa e comunicação, RP, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio ABIME Comunicação– 2024 pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Influencer e Digital, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão em Brasília - Brasil, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-presidente da República Federativa do Brasil. Costa possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.