Entenda a diferença entre propaganda partidária e propaganda eleitoral

Desde a última terça-feira (11), está proibido qualquer tipo de propaganda partidária. Emissoras de rádio, TV, jornais e sites não podem mais transmitir programas ou entrevistas apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições 2020 ; e nenhum material publicitário sobre candidaturas e partidos poderão ser divulgados.

Os partidos e/ou candidatos que não cumprirem as medidas poderão sofrer sanções legais e até perder o direito à candidatura no presente pleito. Para que você eleitor possa entender melhor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou um artigo explicando a diferença entre as duas propagandas.

“A campanha partidária tem a finalidade de divulgar o programa partidário e a posição do partido em relação a temas políticos, como também de promover o debate público sobre sua ideologia, suas metas e seus valores, além do caminho a ser percorrido para atingi-los”, informou a pasta.

Ou seja, a propaganda partidária serve para divulgar o partido e nada mais. Não se mistura com as finalidades eleitorais propriamente ditas, pois não está voltada a obter votos.

“Já a propaganda eleitoral busca trazer votos aos candidatos, está direcionada a influenciar a vontade do eleitorado para induzir que determinado candidato é o mais apto a determinado cargo eletivo. Portanto, a propaganda eleitoral, por óbvio, ocorrerá em período de campanha eleitoral”, explicou o TSE em artigo.

Desse modo, podemos concluir que campanhas eleitorais acontecem para divulgar candidatos e não partidos, com foco nas eleições. No entanto, ela tem um período para isso e se feita antecipada, antes da formalização da candidatura, é irregular.

Por: Redação

João Costa é jornalista, assessor de imprensa e comunicação, RP, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio ABIME Comunicação– 2024 pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Influencer e Digital, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão em Brasília - Brasil, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-presidente da República Federativa do Brasil. Costa possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.