Saiba qual foi o partido político que mais fez candidatos na região em 2016

Farol das Eleições

Embora nas eleições municipais de nossa região os partidos políticos tenham menor influência que em uma eleição para presidente ou governador, eles são importantes elementos no processo político e administrativo de um mandato.

Para diversos cientistas políticos, os partidos políticos são a união de pessoas e da sociedade em grupos formados por ideais políticos semelhantes e organizados para participar da vida pública, dando forma ao Poder.

Atualmente, o Brasil possui 33 partidos políticos legalizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo 14 deles vencido as disputas eleitorais para comandar, até o final deste ano, as 100 prefeituras da região de Rio Preto atendida pelo Publi.QC.

Com 17 vitórias nas urnas, o PSDB foi o partido que mais venceu os pleitos na região em 2016. Os municípios que elegeram prefeitos do partido, fundado em 1988, foram: Adolfo, Floreal, Macaubal, Meridiano, Mesópolis, Neves Paulista, Paulo de Faria, Pindorama, Pirangi, Santa Clara D’Oeste, Santana da Ponte Pensa, Suzanápolis, Três Fronteiras, Uchoa, Urânia, Valentim Gentil e Vitória Brasil.

No entanto, as cidades de Floreal, Suzanápolis e Meridiano já não são mais comandadas pelo partido. Na primeira delas, uma nova eleição, em 2019, trocou o chefe do Executivo do local. Já nas outras duas, os prefeitos que haviam sido eleitos foram cassados, assumindo em seu lugar políticos de outros partidos.

Em Macaubal e Neves Paulista também aconteceram, respectivamente, novas eleições e cassação de mandato, no entanto os substitutos dos respectivos prefeitos também são do PSDB.

Em outras cidades da lista, como Urupês, o prefeito mudou o partido durante o mandato, migrando para outra legenda.

Confira a relação de partidos e o número de vitórias nas cidades da região em 2016:

PSDB 17

MDB 16

DEM 15

PSD 12

PTB 10

CIDADANIA (ex-PPS) 8

PSB 7

SD 5

PL (ex-PR) 3

Republicanos (ex-PRB) 2

Progressistas (ex-PP) 2

PRP 1

PHS 1

PDT 1

Por: Redação

João Costa é jornalista, assessor de imprensa e comunicação, RP, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio ABIME Comunicação– 2024 pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Influencer e Digital, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão em Brasília - Brasil, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-presidente da República Federativa do Brasil. Costa possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.