Confira os resultados das pesquisas de avaliação de mandato em 100 cidades

Como a população da macrorregião de Rio Preto vê a gestão dos atuais prefeitos prestes a encerrar seus mandatos?

O Instituto de Pesquisa Publi.QC e o Jornal O Extrato foram até esses municípios para uma pesquisa quantitativa e espontânea de avaliação de final de mandato, com um questionário de avaliação detalhada da gestão pública e dos serviços prestados.

A pesquisa também levantou, espontaneamente, a intenção de votos dos entrevistados para as eleições de 2020.

Os resultados podem ser acompanhados pelos entrevistados e demais moradores nesta edição especial do jornal O Extrato, que será distribuído em todos os municípios e publicado no site: www.oextrato.com.br

O levantamento foi feito por amostragem quantitativa com o universo de eleitores de 16 a 70 anos, com a maioria das entrevistas em domicílio.

Nestas cidades, foram ouvidas 33.921 pessoas. Além disto, o diagnóstico foi estratificado para todos os grupos demográficos (sexo, idade, escolaridade e renda familiar) e geográficos – do centro aos bairros.

A margem de erro máxima é de 5% pontos percentuais para cada levantamento, para mais ou para menos. Todas as pesquisas foram registradas no TSE (cada gráfico da pesquisa tem seu número no TSE correspondente).

A pesquisa de avaliação de mandato proposta pelo Publi.QC é uma ferramenta que traça um panorama de como anda a administração da cidade.

Por meio do levantamento, o gestor e suas secretarias passam a ter acesso verdadeiro a informações precisas sobre as demandas da população.

Ela leva em conta a opinião de uma amostra de entrevistados de todas as regiões da cidade. Em geral, o prefeito está limitado ao seu círculo de amizades e de alguns assessores, que normalmente só dizem o que o prefeito quer ouvir, o que pode passar a impressão de que “está tudo bem”.

Do outro lado, além de ter um canal para expressar suas opiniões, com a realização das pesquisas a população passa a contar com um gestor municipal preocupado em ouvir o que a população pensa, facilitando que as ações sejam direcionadas para o que é prioritário segundo as demandas do cidadão.

No caso de uma pesquisa de final de mandato, o prefeito que está concorrendo a reeleições terá um diagnóstico de como enfrentará os eleitores nas urnas; já os demais candidatos podem usar os dados para montar suas estratégias de campanha.

Necessidades dos eleitores

A pesquisa de avaliação de mandato também pediu para que os entrevistados respondessem, espontaneamente, quais as necessidades dos bairros em que vivem.

O Publi.QC, em parceria com o Jornal O Extrato, mantém este banco de dados completo das necessidades, que será usado em reportagens sobre as cidades.

Por: Redação

João Costa é jornalista, assessor de imprensa e comunicação, RP, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio ABIME Comunicação– 2024 pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Influencer e Digital, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão em Brasília - Brasil, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-presidente da República Federativa do Brasil. Costa possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.