Novamente as eleições para prefeito estão chegando e com elas, a difícil e árdua tarefa de fazer a melhor escolha para os cargos de prefeito e vereadores municipais.
Sem fórmula ideal, a decisão envolve, acima de tudo, identificação. É fundamental que elejamos os nomes com os quais mais nos sentimos representados, mas também precisamos levar em conta o interesse coletivo de cada cidade.
Conhecer a fundo o histórico e o plano de carreira do candidato são tarefas indispensáveis para esta identificação, bem como analisar adequadamente os discursos propagados, constatando se as promessas são realmente da responsabilidade dos cargos almejados.
Outra informação que é importante conhecer para acertar na escolha é saber quem são os financiadores do candidato e quais seus interesses, além de cobrar transparência em relação aos gastos de campanha do candidato e para onde está indo esse dinheiro.
Durante o período eleitoral, a imprensa, sem dúvidas, é o melhor parceiro para conferir novidades e checar informações a respeito de cada candidato, assim como as propagandas eleitorais e os debates também servem de guia para o pleito.
Processos judiciais também podem ser um indício de como age ou já agiu candidatos, principalmente aqueles que já possuem passagem pela Política. As legendas e coligações também são fortes indícios da relação do candidato com a equipe que irá governar junto a ele.