Dados do governo de São Paulo apontam que Rio Preto é a cidade com maior risco de contágio e morte por Covid-19 de todo Estado de São Paulo por 100 mil habitantes.
Na cidade, 1.136,4 casos por 100 mil moradores foram registrados nos últimos 14 dias, segundo os números atualizados na tarde deste sábado (27).
Para se ter uma ideia, os índices da Capital Paulista são menores. Em São Paulo, 389,1 pessoas (por 100 mil habitantes) se contaminaram nas duas últimas semanas.
A letalidade da doença em Rio Preto também está bem acima das outras grandes cidades paulistas. Óbitos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes foi de 43,8. Em São Paulo, 15,5.
Atrás de Rio Preto está Presidente Prudente no número de contágio com 744,1 infectados. A segunda colocada na média de mortes é Sorocaba com 25,7 mortes nos últimos 14 dias por 100 mil moradores. (veja quadros abaixo).
Necessidade de lockdown
Os dados alarmantes de Rio Preto refletem casos de antes de o prefeito Edinho Araújo (MDB) determinar lockdown rígido na cidade.
Na última live feita pelo governo Edinho, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, disse que é cedo para avaliar os resultados dos primeiros dias de lockdown.
“É muito cedo para que a gente possa fazer uma avaliação efetiva do lockodown em termos de saúde, porque sabemos que isso demora determinado tempo para que ocorra a queda de internações (…) a gente espera que daqui para frente o lockdown mostre resultados. O que acontece também foi que o nosso lockdown foi bastante fechado”, disse o titular da Saúde.
Araraquara
Primeira cidade no Estado de São Paulo a decretar um lockdown rígido, Araraquara apresenta queda no número de dados da Covid. O número de mortes, por exemplo, comparado de uma semana com a semana anterior está em -18,5%.
Por:dlnews