Em nota à imprensa divulgada na tarde desta terça, o governador João Doria afirma que solicitou ao secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman, “que busque alternativas para a realização da Copa América fora do Estado de São Paulo”. A Conmebol, Confederação Sul-Americana, transferiu para o Brasil a edição da competição, após desistência da Argentina em razão da pandemia.
Trata-se de uma nova postura, pois o governador chegou até a dizer que apoiaria a competição no Estado. Agora, segundo Doria, após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência sobre os efeitos que a realização da Copa América teria sobre a Pandemia de Covid-19 no Estado de SP, os cientistas apontaram que neste momento a realização do torneio representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus, prioridade absoluta do Governo do Estado.
Além do risco de uma terceira onda, a decisão também tem componente político. Rival de Doria, o presidente Jair Bolsonaro deu “sinal verde” para a Conmebol e a CBF organizarem a competição no País. As críticas, no entanto, chegam de quase todos os lados, menos da ala bolsonarista, que aponta incoerência, uma vez que não há previsão da presença de público e outras competições estão em andamento.
Por:Dlnews