Monty Roberts apresenta seu método de doma gentil na 68ª Festa do Peão de BarretosO icônico domador de cavalos promoveu uma clínica aberta aos participantes do evento e ainda participou de sessão de autógrafos de seu livro

O maior domador de cavalos do mundo, Monty Roberts, conhecido como o Encantador de Cavalos marcou presença no evento com seu método Doma Gentil e deixou um grande público impressionado com sua técnica para domesticação de equinos, que usa a sensibilidade e conexão para se comunicar com os animais e gerar uma relação de confiança, sem qualquer violência.

Na Hípica do Parque do Peão, Roberts interagiu com cavalos selvagens e com dedicação, paciência e muito respeito, o domador demonstrou a eficácia de seu método.

O norte-americano Marvin Earl Roberts ou Monty Roberts como é conhecido, tem 88 anos e aprendeu a lidar com cavalos desde cedo porque seu pai era dono do rancho onde viviam e também era domador de cavalos. Entretanto, seu método de doma, surgiu exatamente da aversão que tinha aos métodos do pai, que usava violência e formas brutais de dominação do animal.

“Tudo começa com muito respeito e conquista para que o cavalo queira fazer o que é sugerido, e quando ele faz, mostramos para ele como foi bom foi ele querer fazer, assim pelo resto da vida ele não vai querer machucar ninguém. Mas se você começar a vida dele com violência, algum dia ele vai querer brigar também”, explica Roberts.

Para Monty Roberts, é possível promover uma melhor compreensão e relacionamento entre humanos e cavalos. “Todos cavalos são diferentes, alguns levam mais tempo que os outros, mas no mundo inteiro, em toda a história, leva-se de 4 a 6 semanas para domar um cavalo com violência, com meu método tenho um cavaleiro sobre um cavalo em uma média de 30 minutos, porque os cavalos querem, não porque são forçados a isso.”, destaca o domador.

A história de Monty Roberts inspirou o personagem principal do filme “O Encantador de Cavalos”, vivido pelo ator Robert Redford. Seu método gentil e não violento chamou a atenção também de uma grande apreciadora de cavalos, a Rainha Elizabeth II e originou o livro “O homem que ouve cavalos”, autobiografia do autor, lançado em 1996. No livro, ele compartilha sua experiência e conta sua história pessoal, incluindo o relacionamento com seu pai.

Após a demonstração de doma gentil, o americano realizou sessão de autógrafos de seu livro na Hípica do Parque do Peão. A obra está a venda na loja de souvenir do evento.
Nesta quinta-feira, 24 de agosto, Monty Roberts se apresentará na Arena do Estádio de Rodeios mostrando mais um pouco de seu método de Doma Gentil com cavalos selvagens.

Por: Redação

João Costa é jornalista, assessor de imprensa e comunicação, RP, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio ABIME Comunicação– 2024 pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Influencer e Digital, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão em Brasília - Brasil, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-presidente da República Federativa do Brasil. Costa possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.