Pedro Henrique e seu cachorro Bastião estão vindo do Texas, nos Estados Unidos, de mula até Barretos. Previsão é chegar para o evento de agosto de 2026
A expedição “Berranteiro das Américas” começou quando o engenheiro civil Pedro Henrique Biondo Matias, conhecido como Pedro Berranteiro, e seu cachorro border collie “Bastião” saíram de Barretos na sua F-1000 rumo aos Estados Unidos e passaram por 16 países, em 28 de agosto de 2023, logo após a participação dos dois na Festa do Peão de Barretos.
Agora, desde o dia 7 de outubro, a jornada de volta ao Brasil se iniciou, mas desta vez vão atravessar as Américas de mula. A viagem será de cerca de 10 mil quilômetros e passará por mais de 10 países, a previsão de chegada é para a Festa do Peão de 2026.
Apaixonado pela cultura sertaneja, Pedro é quatro vezes campeão do Concurso de Berrante, que acontece durante a Festa do Peão de Barretos. “Toco berrante desde pequeno e sempre quis levar esta cultura do peão de boiadeiro para o mundo. Estou levando esta história para todos os países que passo”, contou.
Em seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/@BerranteiroBR), Pedro Berranteiro já acumula quase 40 mil inscritos e por lá está contando tudo sobre a expedição rumo à Festa barretense. Eles percorrem cerca de 25 quilômetros diariamente e param em pontos que possam explorar cada cantinho do mundo que visitam. “Meu sonho é disseminar esta cultura, estou levando comigo toda ‘traia’ do peão pra que todos possam conhecer. Além disso, seremos os primeiros a atravessar a América montados em mula, pretendemos entrar para o Guinness World Records”, explica.
O berranteiro também conta que tanto seu cão quanto as mulas envolvidas na viagem, recebem cuidados especiais e têm tempo de descanso para a jornada. “Vamos bem devagar, tanto para conseguir curtir a viagem como para garantir todos os cuidados necessários para os animais que amamos tanto”, continua.
A escolha de Barretos para a chegada é especial para Pedro. “É um símbolo maior de toda essa cultura. Quero divulgar essa Festa tão grandiosa que defende e reflete tanto a cultura sertaneja e nossas raízes”, explica.
Para se manter durante toda a viagem, Pedro Henrique conta com apoiadores e incentivadores. “Estamos acompanhando a jornada do Pedro e ansiosos para a chegada deles aqui em 2026”, contou Jeronimo Luiz Muzeti, presidente da Festa.