Fato ou Fake

Fato ou Fake

As eleições estão se aproximando e cada vez mais os eleitores estão expostos às fake news (notícias falsas). Você, com certeza, já recebeu no seu whatsapp ou ouviu dos seus amigos fatos e notícias que pareciam verdadeiras, mas eram totalmente falsas.

Nas eleições, as fake news são usadas para criar boatos e mentiras, além de gerar a violência e o ódio.  É preciso checar, checar, checar para não sair por aí espalhando mentiras. Quem passa para frente Fake News está contribuindo para desinformação e pode, inclusive, sofrer processos e responder criminalmente pelo ato.

Você sabia que durante períodos eleitorais aparecem até empresas especializadas em criar boatos, que são disseminados em grande escala nas redes sociais, alcançando milhões de usuários?

Isto é um problema, que pode até influenciar diretamente nos resultados das eleições municipais.  Muitas vezes um fato verdadeiro pode ser transformado em fake news, tirando a notícia do seu contexto, como por exemplo, divulgar vídeos feitos há muitos anos como se fosse uma notícia atual.

Por: Redação

João Costa é jornalista, assessor de imprensa e comunicação, RP, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio ABIME Comunicação– 2024 pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Influencer e Digital, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão em Brasília - Brasil, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-presidente da República Federativa do Brasil. Costa possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.