Embora nas eleições municipais de nossa região os partidos políticos tenham menor influência que em uma eleição para presidente ou governador, eles são importantes elementos no processo político e administrativo de um mandato.
Para diversos cientistas políticos, os partidos políticos são a união de pessoas e da sociedade em grupos formados por ideais políticos semelhantes e organizados para participar da vida pública, dando forma ao Poder.
Atualmente, o Brasil possui 33 partidos políticos legalizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo 14 deles vencido as disputas eleitorais para comandar, até o final deste ano, as 100 prefeituras da região de Rio Preto atendida pelo Publi.QC.
Com 17 vitórias nas urnas, o PSDB foi o partido que mais venceu os pleitos na região em 2016. Os municípios que elegeram prefeitos do partido, fundado em 1988, foram: Adolfo, Floreal, Macaubal, Meridiano, Mesópolis, Neves Paulista, Paulo de Faria, Pindorama, Pirangi, Santa Clara D’Oeste, Santana da Ponte Pensa, Suzanápolis, Três Fronteiras, Uchoa, Urânia, Valentim Gentil e Vitória Brasil.
No entanto, as cidades de Floreal, Suzanápolis e Meridiano já não são mais comandadas pelo partido. Na primeira delas, uma nova eleição, em 2019, trocou o chefe do Executivo do local. Já nas outras duas, os prefeitos que haviam sido eleitos foram cassados, assumindo em seu lugar políticos de outros partidos.
Em Macaubal e Neves Paulista também aconteceram, respectivamente, novas eleições e cassação de mandato, no entanto os substitutos dos respectivos prefeitos também são do PSDB.
Em outras cidades da lista, como Urupês, o prefeito mudou o partido durante o mandato, migrando para outra legenda.
Confira a relação de partidos e o número de vitórias nas cidades da região em 2016:
PSDB 17
MDB 16
DEM 15
PSD 12
PTB 10
CIDADANIA (ex-PPS) 8
PSB 7
SD 5
PL (ex-PR) 3
Republicanos (ex-PRB) 2
Progressistas (ex-PP) 2
PRP 1
PHS 1
PDT 1