A campanha eleitoral oficialmente ainda não começou, mas sabemos que em muitas cidades candidatos já estão marcando território para a disputa a prefeito e vereadores.
Por isso, desde já é importante ficar em alerta às infrações ou irregularidades eleitorais, como propaganda antecipada, compra de votos ou uso da máquina pública.
Quem flagrar alguma das práticas ilícitas acima pode, desde já, denunciá-las à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público acessando o sistema Pardal, canal criado para fortalecer os princípios da participação popular, transparência e lisura do pleito, disponíveis na versão web (https://pardal.tse.jus.br) ou por meio do aplicativo gratuito, na versão Android e IOS nas lojas virtuais.
A plataforma também é válida para denúncia de bocas de urnas, crime eleitoral comum no dia dos pleitos, assim como problemas no ato de votar, em especial qualquer irregularidade relativa ao funcionamento na urna eletrônica (defeito, mau funcionamento, etc.).
O Pardal permite ao eleitor anexar junto à descrição da denúncia os vídeos, fotos ou áudios que comprovem o fato e o denunciante pode optar pelo sigilo de suas informações pessoais.