Como a população da macrorregião de Rio Preto vê a gestão dos atuais prefeitos prestes a encerrar seus mandatos?
O Instituto de Pesquisa Publi.QC e o Jornal O Extrato foram até esses municípios para uma pesquisa quantitativa e espontânea de avaliação de final de mandato, com um questionário de avaliação detalhada da gestão pública e dos serviços prestados.
A pesquisa também levantou, espontaneamente, a intenção de votos dos entrevistados para as eleições de 2020.
Os resultados podem ser acompanhados pelos entrevistados e demais moradores nesta edição especial do jornal O Extrato, que será distribuído em todos os municípios e publicado no site: www.oextrato.com.br
O levantamento foi feito por amostragem quantitativa com o universo de eleitores de 16 a 70 anos, com a maioria das entrevistas em domicílio.
Nestas cidades, foram ouvidas 33.921 pessoas. Além disto, o diagnóstico foi estratificado para todos os grupos demográficos (sexo, idade, escolaridade e renda familiar) e geográficos – do centro aos bairros.
A margem de erro máxima é de 5% pontos percentuais para cada levantamento, para mais ou para menos. Todas as pesquisas foram registradas no TSE (cada gráfico da pesquisa tem seu número no TSE correspondente).
A pesquisa de avaliação de mandato proposta pelo Publi.QC é uma ferramenta que traça um panorama de como anda a administração da cidade.
Por meio do levantamento, o gestor e suas secretarias passam a ter acesso verdadeiro a informações precisas sobre as demandas da população.
Ela leva em conta a opinião de uma amostra de entrevistados de todas as regiões da cidade. Em geral, o prefeito está limitado ao seu círculo de amizades e de alguns assessores, que normalmente só dizem o que o prefeito quer ouvir, o que pode passar a impressão de que “está tudo bem”.
Do outro lado, além de ter um canal para expressar suas opiniões, com a realização das pesquisas a população passa a contar com um gestor municipal preocupado em ouvir o que a população pensa, facilitando que as ações sejam direcionadas para o que é prioritário segundo as demandas do cidadão.
No caso de uma pesquisa de final de mandato, o prefeito que está concorrendo a reeleições terá um diagnóstico de como enfrentará os eleitores nas urnas; já os demais candidatos podem usar os dados para montar suas estratégias de campanha.
Necessidades dos eleitores
A pesquisa de avaliação de mandato também pediu para que os entrevistados respondessem, espontaneamente, quais as necessidades dos bairros em que vivem.
O Publi.QC, em parceria com o Jornal O Extrato, mantém este banco de dados completo das necessidades, que será usado em reportagens sobre as cidades.