Quem nunca ouviu falar de boatos sobre urnas eletrônicas que registravam votos errados ou mesmo que os votos em brancos são computados para o candidato que está ganhando?
Para desvendar os fatos dos boatos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou a série Mitos Eleitorais, com vídeos ilustrativos que explicam de forma clara e objetiva as principais dúvidas dos eleitores.
Por meio do site da série (http://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/#mitos-eleitorais), é possível encontrar esclarecimentos sobre informações falsas e checar se algo que ficou sabendo é fato ou boato.
Além de se deparar com diversas perguntas e as respostas corretas sobre elas, o portal orienta o eleitor a saber como reconhecer conteúdos enganosos, como ficar atento à fonte da notícia, ler o texto da matéria e não apenas o título, prestar atenção nos endereços eletrônicos das reportagens recebidas, checar outras notícias do mesmo site para avaliar a veracidade, procurar informações sobre o site, preocupar-se com conteúdos sensacionalistas, estar atento a erros de ortografia, confirmar a mesma notícia em outras fontes, bem como a data da publicação e conferir sempre a autoria do texto.
No site também estão disponíveis episódios do programa “Minuto da Checagem”, que traz ainda mais informações e esclarecimentos sobre desmistificação de boatos.
Quem quiser testar os conhecimentos sobre o tema, pode também participar de um Quis com 10 questões que você pode marcar como Verdade ou Mito e avaliar se está por dentro dos temas.
O site apresenta, ainda, as agências de checagem que são parceiras do Programa de Enfrentamento a Desinformação nas Eleições 2020. Tratam-se de organizações parceiras da Justiça Eleitoral que tem como objetivo checar a veracidade de informações divulgadas na internet sobre acontecimentos e/ou pessoas.
Geralmente, elas escolhem uma informação pública pela sua relevância e buscam as fontes que os veículos utilizaram para fazer a matéria. Prestam um serviço de extrema importância para a sociedade, uma vez que alertam para notícias falsas e/ou tendenciosas.
Confira o vídeo da série que responde o que são feitos com os votos em branco
https://youtu.be/yN6cTJj_fUg (vídeo)